A Google sempre levantou a bandeira do open-source, e prometeu que o Android seria um sistema de código aberto parece que a comunidade pudesse contribuir para melhorá-lo com o passar do tempo.
Mas a verdade parece não ser bem essa. A empresa de pesquisa VisionMobile realizou um estudo englobando diversos projetos de código aberto, como o Linux, Mozilla e alguns conhecidos nossos da área de mobile, como o Symbian, MeeGo e QT, a plataforma de desenvolvimento utilizada pela Nokia.
Android open-source?
O estudo foi encomendado pela União Européia, e os critérios utilizados englobam tipo de licença usada, transparência, facilidade de acesso ao código-fonte, entre outros. Com base nesses critérios, a VisionMobile montou uma pontuação para cada um dos projetos. O resultado aponta que o Android é de longe o mais fechado deles, com pontuação de 23%.
A pontuação do Android é de longe a menor, seguida pelo QT (58%), Symbian (58%) e pelo MeeGo (61%). Segundo a VisionMobile, o Android é um sistema fechado que está totalmente sob controle da Google, onde a Open Handset Alliance não contribui em quase nada para a evolução do sistema.
Android open-source?
Em resumo, cabe à empresa de Mountain View tomar todas as decisões sobre o Android unilateralmente, e a comunidade de desenvolvedores fica limitada a criar novos aplicativos compatíveis para disponibilizar no Android Market, algo que não influencia diretamente no funcionamento do sistema.
Portanto, da próxima vez que ouvir o argumento de que o Android é uma plataforma aberta, saiba que ela está mais próxima do Windows Phone e do iOS do que do Linux nesse critério.
Fonte: TudoCelular
Abraços,
Ricardo Aguero
Nenhum comentário:
Postar um comentário