Nos acompanhe - Assine o nosso feed e a nossa newsletter

Gostou da INFORESGATE? Nos Acompanhe - Assine o nosso FEED RSS ou a nossa newsletter! E fique sempre informado! :)

Assinar o feed

sábado, 6 de agosto de 2011

Android é Código Aberto? Nem tanto...

A Google sempre levantou a bandeira do open-source, e prometeu que o Android seria um sistema de código aberto parece que a comunidade pudesse contribuir para melhorá-lo com o passar do tempo.
 
Mas a verdade parece não ser bem essa. A empresa de pesquisa VisionMobile realizou um estudo englobando diversos projetos de código aberto, como o Linux, Mozilla e alguns conhecidos nossos da área de mobile, como o Symbian, MeeGo e QT, a plataforma de desenvolvimento utilizada pela Nokia.
 
Android open-source?
Android open-source? 

O estudo foi encomendado pela União Européia, e os critérios utilizados englobam tipo de licença usada, transparência, facilidade de acesso ao código-fonte, entre outros. Com base nesses critérios, a VisionMobile montou uma pontuação para cada um dos projetos. O resultado aponta que o  Android é de longe o mais fechado deles, com pontuação de 23%.
 
A pontuação do Android é de longe a menor, seguida pelo QT (58%), Symbian (58%) e pelo MeeGo (61%). Segundo a VisionMobile, o Android é um sistema fechado que está totalmente sob controle da Google, onde a Open Handset Alliance não contribui em quase nada para a evolução do sistema.
 
Android open-source?
Android open-source? 
Em resumo, cabe à empresa de Mountain View tomar todas as decisões sobre o Android unilateralmente, e a comunidade de desenvolvedores fica limitada a criar novos aplicativos compatíveis para disponibilizar no Android Market, algo que não influencia diretamente no funcionamento do sistema.
 
Portanto, da próxima vez que ouvir o argumento de que o Android é uma plataforma aberta, saiba que ela está mais próxima do Windows Phone e do iOS do que do Linux nesse critério. 

Abraços,

Ricardo Aguero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Info Resgate Headline Animator