Nos acompanhe - Assine o nosso feed e a nossa newsletter

Gostou da INFORESGATE? Nos Acompanhe - Assine o nosso FEED RSS ou a nossa newsletter! E fique sempre informado! :)

Assinar o feed

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sua apresentação com mais movimentos

Tava com uma amiga com problemas em fazer uma apresentação no PowerPoint, como trabalho na área de segurança de informação e esse blog é de um conteúdo bem vasto, resolvi quebrar o galho dela e falar um pouco sobre o tema...pesquisando na net encontrei uma dica muito boa na INFO e deixo a disposição dela e de todos vocês...

Textos, gráficos e figuras podem ser suficientes para passar a informação desejada, mas uma apresentação baseada apenas nesses elementos corre o risco de ser entediante. Quando conveniente, vale usar áudio e vídeo como recursos opcional. As animações e os efeitos de transição também podem ajudar o apresentador a conquistar a plateia, desde que usados bem e sem exageros. Não se esqueça de que efeitos em excesso podem desviar do assunto principal.

Faça sua escolha

Vamos começar com as animações. Selecione um item que deseja animar – pode ser uma imagem, uma caixa de texto, um gráfico ou um SmartArt - e clique na guia Animações. No grupo, clique na setinha para abrir a galeria e fazer sua escolha. Há opções de entrada, ênfase, saída e trajetória. Passe o mouse sobre cada uma para ver como ficará o efeito. Clique no efeito para aplicá-lo. Para ver de novo o movimento, acione Visualizar. Se quiser remover a animação, na galeria, clique em Nenhuma. Se não gostou de nenhum deles, tente as opções adicionais clicando num dos itens no fim da galeria.


Modifique a animação

A animação pode ser modificada. Clique na seta de Opções de Efeito. As possibilidades apresentadas dependem do tipo de animação escolhido. No nosso exemplo, podemos definir a direção do movimento e a forma, clicando nas opções. Para o efeito que escolhemos (Ziguezague) é possível editar os pontos da trajetória e inverter sua direção. No efeito Surgir, é possível selecionar como será a entrada (de cima, de baixo, da esquerda, da direita e de um dos quatro cantos da tela).
Defina o gatilho

No grupo Intervalo da faixa de opções Animação, definimos a ação ou o evento que vai disparar o efeito. Há três possibilidades. Ao Clicar requer um clique do mouse para a animação começar. Na opção Com o Anterior, o início se dá com um movimento definido anteriormente. Após o Anterior faz o efeito acontecer depois que outro terminar.

Tempo e ordem

Também no grupo Intervalo, definimos o tempo de duração do efeito em segundos e frações de segundo. A animação pode começar imediatamente ou com atraso de alguns segundos em relação ao evento que a dispara. Avalie o que cai melhor na sua apresentação. Se o slide contiver mais de uma animação, é possível também mudar a ordem em que são executadas usando as setas Mover Antes e Mover Depois em Reordenar Animação.

Copie a animação

O pincel de animação é um recurso que estreia no PowerPoint 2010 e poupa muito trabalho de quem produz apresentações sofisticadas. Ele copia animações de um objeto para outro. Quando a animação de um objeto está concluída e você quer repeti-la em outro, selecione o objeto animado e clique em Pincel de Animação no grupo Animação Avançada. Você verá que o desenho de um pincel acompanha os movimentos do mouse. Vá ao segundo objeto e clique nele para aplicar a animação. Se a ideia é aproveitar a animação em mais de um objeto, em vez de dar um clique no botão Pincel de Animação, dê um duplo clique. Nesse caso, é necessário clicar no botão Pincel de Animação outra vez quando terminar a aplicação para desabilitar o recurso.

Mais um efeito

Agora vamos supor que você queira acrescentar uma segunda animação ao um objeto. No caso da bola, depois de percorrer a trajetória queremos que ela ganhe um efeito de rotação. Se você selecionar outro efeito na galeria de animações ele vai substituir o anterior. Nesse caso, é necessário clicar em Adicionar Efeito e escolher uma nova opção nessa galeria. Depois, é só usar os recursos mencionados anteriormente para ajustar a animação ao que se espera.

Faça o gerenciamento

Uma boa maneira de gerenciar várias animações é acionando o Painel de Animação. Elas são executadas na ordem em que foram criadas. Para alterar a ordem, clique em um efeito e mova-o com as setas Reordenar. Acione Executar para ver como ficou. Pelo mesmo painel, podemos alterar os efeitos. Ao selecionar uma animação, aparece uma seta do lado direito. Clicamos na seta para abrir o menu e escolhemos a opção. Pelas setas de segundos, mudamos a duração do movimento.

Escolha a transição

Agora, vamos incluir efeitos de transição entre os slides. Abra a guia Transições. No painel de navegação, clique no segundo slide. Agora, basta clicar em um modelo do grupo Transição Para Este Slide para visualizá-lo e aplicá-lo. Como as animações, as transições são personalizáveis. Em Opções de Efeito, a mudança de slide pode ser modificada. Em Duração, ajustamos o tempo de exposição. Se quisermos que todos os slides se alternem do mesmo modo, clicamos em Aplicar a Todos.
Mais controles

Para eliminar um efeito, clique na opção Nenhuma. Note, no painel à esquerda, que o slide com transição exibe uma estrela. Para apagar todas as transições, selecione um slide sem transição e clique no botão Aplicar a Todos. A estrela só não desaparece dos slides que têm animações.No grupo Intervalo, observe a área Avançar Slide. Nela definimos se a mudança para o slide seguinte será determinada pelo clique do mouse – que é o padrão – ou se ocorrerá automaticamente. Nesse caso, é preciso definir um intervalo de tempo.

Com dinamismo e 3D

Novidade na edição 2010, as novas categorias de transição Empolgante e Conteúdo Dinâmico merece atenção. Em vez de apenas dissolver um slide e apresentar o próximo, essas transições geram movimentos como se o conteúdo dos slides girasse numa órbita, abrisse uma janela ou pairasse no ar, por exemplo. Há também efeitos de ondulação e cubo 3D. Experimente as novas transições.


Fonte: INFO

Abraços,

Ricardo Aguero
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Info Resgate Headline Animator