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sexta-feira, 29 de abril de 2011

Redes sociais no service desk? Não lute contra elas. Se beneficie delas!




Pessoal, recebi esse artigo por e-mail e achei muito interessante, por muitos motivos mas o principal é quando me fiz uma pergunta a muito tempo atrás. A pergunta, porque diabos estou acessando ORKUT??? Já tive vontade de deletar minha conta várias vezes, mas não deleto por um motivo, meus amigos. E graças a minha rede pessoal, obtenho também muita informação e assim não perdemos contato. Mas como eu disse "muita informação" como por exemplo, seu amigo está trabalhando numa empresa que está necessitando de alguém naquele momento e você acabou de ficar desempregado. Nada como uma indicação dele para você suprir aquela vaga, antes mesmo dela ser anunciada. Ou Seja, não é só algo para compartilhar fotos, escrever bobagens, ORKUT - FACEBOOK - LIKEDIN - MYSPACE - TWITTER - MESSENGERS (Icq, msn, skype, gtalk...etc), quando bem utilizados, te ajudam e muito, pois quem estão em seus contatos são os seus amigos, e conhece você tão bem como você os conhece (bem nem todos fazem isso, o que implica em segurança como já disse no post anterior) mas sempre terá alguém disposto a te ajudar. E isso é um fato verídico, aconteceu comigo e vai acontecer com você. Já tem até casos de usuários que conseguiram transplantes pela rede...se você souber como usar, sempre vai ter alguém para te ajudar. Em muitas empresas esse acesso é bloqueado...mas isso pode estar mudando. 


Veja a notícia que recebi por e-mail na íntegra, não retirei uma única vírgula.

"...Redes sociais no service desk? Não lute contra elas. Se beneficie delas!



Está evidente que as redes sociais vieram para ficar e por mais que as empresas tentem proibir seu uso nos desktops e laptops corporativos, os smartphones, que muitas vezes são cedidos pela própria corporação, vão quebrar essa barreira. As empresas vão ter que adaptar sua idéia de produtividade e segurança da informação para essa nova tendência que já é uma realidade. Então...por que não olhar para esse novo meio de comunicação como algo que pode beneficiar a operação de service desk da sua organização?

É sobre isso que Chris Dancy, um dos maiores especialistas do mundo no tema, vem ao Brasil para ministrar um palestra (com tradução simultânea) durante a Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011, o maior evento de service desk e field support da América Latina, que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo. 

“O primeiro objetivo da minha palestra é mostrar para os gestores de service desk brasileiros que lutar contra a tendência das redes sociais é algo inglório. A questão que eles devem olhar é como utilizar ferramentas como Twitter e Facebook em favor de suas operações de prestação de serviços de TI”, diz Chris Dancy. 

O especialista norte-americano é fundador da Service Sphere, que foi adquirida pela Pink Elephant, uma das maiores consultorias em Gerenciamento de Serviços de TI do mundo. A Service Sphere é a maior empresa do mercado especializada no uso de redes sociais para ITSM e o palestrante promete mostrar casos reais de empresas que utilizam essas ferramentas em favor de seus serviços de TI. 

“As redes sociais estão causando uma grande mudança na forma como as empresas disponibilizam suas informações para clientes e usuários de TI. Como lidar com a comunicação aberta VS. ambiente fechado? Essa é uma das respostas que pretendo dar durante a minha palestra no evento do HDI”, afirma Chris. 

Chris Dancy é reconhecido mundialmente como um dos maiores palestrantes sobre Gerenciamento de Serviços de TI. Em 2010 participou de dezenas de eventos nos Estados Unidos, Europa, Ásia e México. No Brasil, é primeira vez que o especialista estará frente a frente com a comunidade de profissionais de service desk e field support.


“Estou muito empolgado com essa oportunidade. Ouvi elogios maravilhosos sobre a conferência do HDI Brasil por parte de outros palestrantes estrangeiros que tiveram aqui em edições anteriores, e acredito que será uma experiência muito boa estar em contato com os profissionais brasileiros”, ressalta ele.


Para assistir a essa palestra e muitas outras na Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011 clique aqui. ..."

Como sempre vou deixar um vídeo para melhor entendimento do assunto



Abraços!!!!

Ricardo Aguero

Como acessar a internet com segurança



Não existe uma coisa pronta, uma receita de bolo de como navegar na internet com segurança. Eu vejo a internet como terra de ninguém onde você pode ser o próximo alvo. Para que isso não ocorra, tem de estar preparado com o mínimo de segurança possível. Por exemplo, ANTIVÍRUS, porque diabos algumas pessoas não usam antivírus!!!!!É uma proteção mínima, mas não sei porquê, algumas pessoas nem sabem disso, a única coisa que se pensa é em acessar a internet, um mundo novo cheio de lugares para "navegar" e SEM PROTEÇÃO NENHUMA...eu hein!!!! Como técnico já vi situações absurdas, o cliente compra o computador, monta em sua casa, assim que liga o micro, entrou no RWINDOWS e acessou a internet no Internet "EXPLODER" (isso mesmo não errei não), esquece dos demais, instalar os pacotes restantes, como o ANTIVÍRUS, algum aplicativo de escritório como o OFFICE versão de demonstração, etc...Depois de alguns meses (Isso mesmo, meses), vai a procura de um técnico para poder resolver e entender o motivo do micro estar lento, ás vezes nem entrando mais no RWINDOWS. Aí vai a minha pergunta, porquê será????



Isso sem falar nas empresas por onde passei, mas a inforesgate é voltada apenas para o usuário comum, não vamos perder esse foco. Tá certo, concordo, ninguém é obrigado a entender de informática. Mas o mínimo como instalar um antivírus na máquina, o básico, deveria saber que é obrigatório. Vou dar aqui algumas dicas de como não deixar isso ocorrer, ás vezes a culpa é da pressa, da falta de atenção, para não dizer outra coisa. Como eu disse no início não existe uma receita de bolo, vai do bom senso de cada um. Lembre-se, pode não ser só você a utilizar o micro e informações pessoais suas pode estar circulando na INTERNET neste momento.


1. Atualize seu antivírus, firewall pessoal e anti-spyware.
2. Bloqueie o acesso a portas não utilizadas no seu computador utilizando um firewall pessoal.
3. Considere os aspectos de privacidade dos dados no seu computador e proteja-os.
4. Desenvolva um plano de recuperação de desastres para todos os sistemas que necessitem de um.
5. Demonstre a utilização de programas para segurança de computadores.
6. Instale todas as atualizações relacionadas à segurança no sistema operacional de seu computador.
7. Não envie nem responda a e-mails de SPAM e phishing.
8. Utilize certificação digital.
9. Zele pela privacidade de seus dados e informações.
10. Guarde em local adequado suas cópias de segurança.

No post que deixei a um tempo atrás, tem dicas de antivírus clique aqui


Vou traduzir alguns termos que utilizamos para melhor compreensão, pois muitos deles são em inglês e isso é mais um problema, pois vocês também não são obrigados a saber inglês:


 Phishing: é o golpe que usa e-mails ou sites fraudulentos – com cara de verdadeiros ou muito similares aos originais – como isca para roubar dados pessoais. A vítima clica no endereço falso e um código malicioso é instalado na máquina. Ao digitar a senha e login, julgado que se trata de um site verdadeiro, o usuário acaba fornecendo sem perceber essas informações aos criminosos.
O que fazer? Sempre digite o endereço direto no navegador. Preste atenção no endereço: sites que iniciam com https://usam um protocolo de segurança verificado. Nunca forneça informações pessoais se não tem certeza que um site ou link é confiável.
 Spyware: do inglês, “spy” significa espionar. São programas que se instalam num computador sem que o usuário perceba, às vezes junto a um outro software que estava sendo baixado. Eles recolhem informações sobre o usuário, como hábitos de navegação, e as transmitem remotamente para outro computador.
O que fazer? Usar um firewall é recomendável, pois o programa vai identificar tentativas de instalação de programas sem seu consentimento. Não clique em caixas de diálogo suspeitas. Geralmente, o programa espião se disfarça em “oferta gratuita”. Desconfie!
 Malware: do inglês, “malicious software”, ou programa malicioso. Vem disfarçado em anexos de e-mails e mensagens instantâneas e podem conter vírus, cavalos de troia e “vermes” que danificam o sistema do computador. Eles podem até enviar a si mesmos – e automaticamente – para sua lista de contatos.
O que fazer? Nunca abra anexos nem clique em links na web enviados por desconhecidos. Se for enviado por um colega ou familiar, mas você  estiver desconfiado, entre em contato com a pessoa antes e confirme se ele lhe enviou aquele conteúdo. Se receber o link suspeito pela janela do programa de chat, encerre a sessão da mensagem.
 Spam: é todo tipo de mensagem que você não deseja receber –  e na maioria dos casos, nem ao menos se cadastrou e autorizou o seu envio. Algumas mensagens contém linguagem ofensiva e sugerem links para sites de terceiros.
O que fazer? Recuse mensagens de contatos que não estão na sua lista, marcando-os como spam (muitos serviços de e-mail oferecem essa ferramenta). Evite preencher cadastros online se o site não declara o que fará com seus dados, nem solicita sua autorização para enviar mensagens.
*Dicas da Cartilha da Internet Segura da Norton
EXISTE UMA CARTILHA QUE ACONSELHO A TODOS QUE ESTÃO COMEÇANDO A NAVEGAR, DÊEM UMA LIDA:


Para saber mais:


Como sempre, um vídeo para melhor entendimento do assunto:


Ricardo Aguero
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