Os sites de compra coletiva que pipocaram na mídia recentemente, está ajudando também a popularizar um novo conceito que está chegando "o CROWDFUNDING", nada mais é do que (de acordo com o site CrowdfundingBR) :
"...Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto..."
Isso seria algo como a famosa "vaquinha" de antigamente...rs...lembra quando você era pequeno e jogava bola com os amigos, derepente a bola furava, todos se juntavam para um objetivo em comum. Pegavam aquele "rico" dinheirinho de cada um que colaborava com o que podia naquele momento e compravam a bola de novo e, quando davam sorte e sobrava alguma coisa, gastavam com a "tubaína" pra galera...rs...
Pois é, já naquela época fazíamos o Crowdfounding mas com um nome menos charmoso, a nossa "vaquinha". Um dos fenômenos recentes da web está se utilizando do crowdfunding para lançar o seu primeiro CD onde a galera se cadastra e escolhe qual a música que querem ouvir e deixam uma contribuição para que a banda consiga o tão sonhado CD é "A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE". E o primeiro disco d’A Banda Mais Bonita da Cidade será produzido via financiamento colaborativo. Isso significa que você, eu e todos podem ajudar com uma quantia.
Há vários sites de crowdfunding surgindo para ajudar a mostrar o que o brasileiro sabe fazer melhor, usar a sua criatividade.
As vantagens do financiamento colaborativo em relação a outras formas tradicionais de financiamento são a agilidade, simplicidade, menor burocracia, baixo custo e risco, total autonomia e preservação de 100% dos direitos autorais (morais e patrimoniais).
Além disso, ainda há a possibilidade de arrecadar fundos através do próprio público para o qual o projeto cultural ou criativo será direcionado, servindo como uma plataforma complementar de divulgação e fortalecendo a relação entre o criador do projeto e o público-alvo, o qual tem a oportunidade de se tornar parte do processo criativo. Também há muitas vantagens para quem deseja apenas testar a aceitação de um conceito, produto ou ideia.
O crowdfunding não é simplesmente um fenômeno, é também uma realidade que já tem sua viabilidade comprovada em diversos países. É fundamental que passemos a pensar sobre uma nova forma de consumo e financiamento para acompanharmos essa nova realidade.
Sites de Crowdfunding:
Kiva.org - Foi o primeiro site do mundo de microcrédito pessoa -para-pessoa (P2P), ele usa a internet para ligar pequenas empresas do terceiro mundo a investidores filantrópicos do primeiro. O Kiva.org usa a conectividade da internet para aproximar os mais necessitados daqueles que tem uma melhor condição financeira;
Kickstarter - Foi um dos primeiros do gênero. De lá já saíram projetos como o da rede social Diaspora , o dispositivo para iPod TikTok/LunaTik, o do filme “Blue like jazz” e o documentário “The Pirate Bay – Away From Keyboard”, de Simon Klose;
Crowdfunding no Brasil:
Produrama - Com foco em projetos criativos e culturais;
Senso Incomum - Voltado para financiar ações sociais;
Fairplace - Diz respeito ao microcrédito;
Queremos - que atua exclusivamente no crowdfunding para realização de shows internacionais no Rio de Janeiro – RJ;
Catarse - uma plataforma segura e especializada em financiamento colaborativo (crowdfunding). Você escolhe a sua música preferida e o valor a ser apoiado. Cada valor dá direito a uma recompensa diferente. E você pode apoiar quantas vezes quiser, inclusive para várias músicas diferentes.
Para saber mais:
Como sempre um vídeo para melhor entendimento do assunto:
Abraços,
Ricardo Aguero