Nos acompanhe - Assine o nosso feed e a nossa newsletter

Gostou da INFORESGATE? Nos Acompanhe - Assine o nosso FEED RSS ou a nossa newsletter! E fique sempre informado! :)

Assinar o feed

domingo, 31 de julho de 2011

Eleições de 2012 terá 10 milhões de eleitores usando biometria


Nas eleições municipais de 2012, cerca de 10 milhões de pessoas, segundo estimativa da Justiça Eleitoral, vão escolher seus representantes por meio da identificação biométrica, em que os eleitores, na hora de votar, são identificados eletronicamente por suas impressões digitais.
Para que isso aconteça, a Justiça Eleitoral continua com o trabalho de cadastramento em vários municípios. Nesta segunda-feira, o cadastramento de eleitores foi iniciado em Itupeva (SP) e Vicência (PE). Nesta terça-feira será a vez de Sanharó (PE). Na semana passada, o trabalho foi iniciado em Catende (PE). A previsão é que o trabalho nesses municípios esteja concluído até 31 de outubro, com o cadastramento de 90.143 eleitores.
Outras cidades também já começaram seus registros, como nos estados de Alagoas e Sergipe, nas capitais Goiânia e Curitiba e nas cidades de Aliança, Caruaru e Macaparana, em Pernambuco. Jundiaí (SP) também deu início ao recadastramento que, até a implantação de uma central de cadastramento, o atendimento aos eleitores será feito nos três cartórios eleitorais do município.
No Estado do Rio de Janeiro, apenas os cerca de 20 mil eleitores de Armação dos Búzios estão cadastrados biometricamente desde a eleição passada. Por enquanto, não há previsão de implantação do sistema em novos municípios fluminenses.


A nova tecnologia já foi utilizada com sucesso nas eleições de 2008 - nos municípios de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) -, e nas eleições gerais de 2010, alcançando um total de 60 cidades de 23 estados, incluindo Búzios no Rio de Janeiro.
Participaram da votação os eleitores submetidos a um recadastramento para identificação biométrica, totalizando mais de 1,1 milhão de eleitores que foram cadastrados naquele que deve se tornar um dos mais avançados e precisos bancos de dados.
Por meio desse sistema, segundo o TSE, o país terá não só a votação mais informatizada como também a mais segura, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor. Para se ter uma ideia do grau de segurança que será alcançado, basta lembrar que uma única digital pode ser utilizada para identificar uma pessoa.
No dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a identidade do eleitor será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, aquele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade.
O objetivo é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude no procedimento de votação.

Como sempre um vídeo para entender melhor o assunto:


             
Fonte: Jornal OFluminense, WEBTVCN

Abraços,

Ricardo Aguero

Bradesco usa biometria para clientes terem acesso aos caixas eletrônico

Correntistas passarão a ser reconhecidos apenas pelas veias da palma da mão. Banco está estimulando todos os clientes a se cadastrarem no sistema.


 Clientes do Bradesco poderão utilizar o sistema biométrico de leitura da palma da mão como única senha de acesso durante as transações bancárias em toda a rede de autoatendimento Bradesco Dia e Noite. Segundo a instituição financeira, a medida tem o objetivo de facilitar o acesso aos caixas eletrônicos, aliando segurança e praticidade.
Ainda de acordo com o Bradesco, o uso exclusivo da biometria como única senha é uma opção que o cliente poderá fazer no momento em que for utilizar os terminais, que trarão uma mensagem sobre como aderir ao novo sistema. Os clientes precisam se cadastrar para adoção da tecnologia.
Hoje, mais de cinco milhões de clientes do Bradesco utilizam a leitura biométrica para efetuar suas transações, mas ainda era necessário digitar a senha de seis números, que agora não precisará mais ser utilizada. A tecnologia que reconhece os correntistas está instalada em todas as 3.672 agências do banco e nos pontos externos da rede de autoatendimento Bradesco Dia e Noite, em todo o País.

Palma da mão

A biometria é considerada uma das mais avançadas tecnologias de segurança mundial e no caso dos equipamentos do Bradesco o recurso utilizado é a leitura das veias da palma da mão do cliente. O sistema funciona como um scanner que captura a imagem do padrão vascular da palma da mão. O Bradesco foi pioneiro no Brasil no uso dessa tecnologia e passa a ser também a única Instituição Financeira a dispensar a senha numérica como forma de autenticação nas máquinas de autoatendimento.
Outros bancos estão avaliando o uso da biometria em suas transações. Há um comitê na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que vem há anos discutindo o assunto, mas ainda não há um consenso sobre a tecnologia mais adequada por causa dos custos, segurança e aceitação dos clientes.

Fonte: Computerworld

Abraços,

Ricardo Aguero

Tecnologia e Segurança

O computador e a segurança da informação são as bases que garantem a eficácia dos controles de segurança e recursos da informação. Isso ajuda a garantir a integridade, autenticidade, confidencialidade e acessibilidade da informação.
Existem diversos tipos de sistemas de segurança, como software que detectam antivírus, criptografia, firewalls, segurança de redes virtuais e dados biométricos com tecnologias eficazes que comprovam a segurança do computador. Esses sistemas geram relatórios sobre os softwares e vários problemas técnicos. Esses dispositivos estão disponíveis em diversas formas, com uma variedade de relatórios e capacidades de atualização e gerenciamento em horários diferentes.


Entretanto, se essas novas tecnologias não tiverem integração adequada, cada nova tecnologia fornece dados de seu próprio significado e formato. Além disso, sistemas em diferentes versões e as linhas de produto podem fornecer descrição inconsistente de ações que realizam funções semelhantes. Na maioria dos casos, as tecnologias utilizadas nos sistemas não são eficientes e mensuráveis, pois dependem de perícia para sanear e analisar os dados periodicamente dentro do sistema do computador.
Muitas vezes, os administradores de rede devem verificar regularmente se precisam fazer novas atualizações para evitar o ataque de vírus indesejados. Geralmente, peritos e especialistas em segurança de rede são responsáveis pelo acompanhamento e análise de dados fornecidos por estes dispositivos.
Embora, na realidade, as equipes de segurança frequentemente relutem em seguir a análise de dados periódicos, muitas vezes existe um abismo de comunicação entre esses profissionais. As tecnologias empregadas são incapazes de criar um impacto eficaz no impedimento de segurança que os sistemas não são capazes de generalizar, implementar e manter a proteção da segurança no tempo.

Agora, como o administrador de rede, você pode implantar as tecnologias de segurança diferentes, como software antivírus, firewalls, e vários outros tipos de sistemas que possam proteger o seu computador e ativos de rede. Tecnologias que incluem a biometria e redes virtuais que oferecem ajuda para proteger os computadores e sistemas de informação estão em alta popularidade e há vários que surgem no mercado.
As versões mais recentes dos sistemas detectam interferências de busca multi-nível com a negação anti-spam para websites. Outras soluções de segurança incluem a segurança da informação com a garantia de auto gadgets, dispositivos de segurança externos e redes de sensores. A garantia dos auto gadgets oferece novas potencialidades para o tratamento com intrusões diferentes, como a prevenção e a eliminação de adulterações.

 

Com redes de sensores, você pode garantir a privacidade e proteção do seu computador, tanto usado no seu trabalho, quanto no de sua casa. As redes de sensores detectores são sensíveis e representam um terreno fértil para problemas de pesquisa. Você pode também optar por Security Management System, que inclui os procedimentos que a organização pode utilizar para coletar, analisar eventos de segurança diferentes e  receber a notificação que ajuda na resposta aos processos de segurança.
Sendo assim, os sistemas de gerenciamento de segurança são de fato essenciais para integrar dados de várias redes e dispositivos de segurança que evitam falsos alarmes, identificar os eventos dignos de nota e correlacionar as medidas de várias fontes, para minimizar os riscos indesejados e aumentar a eficiência de segurança.

Abaixo um vídeo de como ter segurança na internet:


Fonte: Cultuta MIX , DZAI

Abraços,

Ricardo Aguero

Veja as atualizações do Facebook no Google PLUS

Extensão mostra atualizações do Facebook no Google Plus

 Foto: Divulgação 

Uma companhia israelense desenvolveu um aplicativo que permite a usuários da nova rede social Google+ ver mensagens publicadas na outra rede líder do setor, o Facebook. Batizado de Google+Facebook, o aplicativo foi desenvolvido na semana passada pela Crossrider, cujo principal negócio é criar extensões para navegadores, que já têm mais de 100 mil downloads, segundo Koby Menachemi, cofundador e presidente-executivo da empresa. 

"É algo que criamos em menos de um dia", disse Menachemi. "O produto não é perfeito, mas você pode ver as mensagens (do Facebook) e publicar atualizações" embora esteja no Google+.

Após uma série de fracassos, o Google está apostando que o Google+, que já tem mais de 20 milhões de usuários, irá competir diretamente com o Facebook, com 750 milhões de usuários, em um segmento de rápido crescimento.
Embora a maioria das pessoas prefira uma simples importação de amigos, fotos e outras informações pessoais para o Google+, isso violaria os termos de serviço do Facebook.
O aplicativo da Crossrider, que é gratuito, simplesmente acrescenta um ícone ao Google+, por meio do qual usuários podem ver suas páginas do Facebook. "É um site dentro de outro site", disse Menachemi, acrescentando que a companhia pretende realizar melhorias no aplicativo.

Fonte: Tecnologia Terra

Quer experimentar? Clique aqui.

Abraços,

Ricardo Aguero
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Info Resgate Headline Animator