Nos acompanhe - Assine o nosso feed e a nossa newsletter

Gostou da INFORESGATE? Nos Acompanhe - Assine o nosso FEED RSS ou a nossa newsletter! E fique sempre informado! :)

Assinar o feed

quinta-feira, 7 de julho de 2011

FACEBOOK e SKYPE - Anúncio decepcionante


Recentemente foi anunciado Skype para transmissão de vídeoconferencias pelo bate papo no Facebook. Uma união muito boa para o facebook que ganha muito com essa integração. Mas na humilde opinião da INFORESGATE, foi um anúncio tardio, se tivesse sido antes da divulgação do Google+, teria sido uma excelente notícia...mas com os recursos incluídos no Google+, o novo serviço de chat em vídeo já está sendo apontado como defasado em relação ao Hangout do recém lançado Google Plus. Ao passo que no Facebook é possível estabelecer contato em vídeo com uma pessoa por vez, no Google Plus é possível conversar com até 10 amigos ao mesmo tempo. 


O novo recurso do Facebook deve estar disponível para todos os usuários em algumas semanas. Por enquanto, quem quiser pode testar a ferramenta aqui.
Além do chat em vídeo, a empresa também anunciou modificações em sua ferramenta de bate-papo via texto, que agora permite conversação em grupo e também organiza os contatos de acordo com a frequência em que se conversam dentro da rede social.

Para isso, janela de bate-papo teve seu design modificado e passa a contar com uma barra lateral onde são mostradas as pessoas com quem o usuário mais troca mensagens. Essa barra se ajusta automaticamente ao tamanho da janela do navegador que está sendo usado e aparece toda vez que houver espaço suficiente.
Segundo o Facebook, esse era um dos recursos mais pedidos pelos usuários. Para chamar outros amigos para uma conversa, basta clicar em ‘Adicionar Amigos’ em uma janelinha de bate-papo já aberta. O histórico das conversas em grupo também serão arquivados na área de “Mensagens”.

Há muitas semelhanças e diferenças entre os dois produtos. Inegavelmente, eles inauguram um novo estágio para a troca de informações em redes sociais, como tentou deixar claro Mark Zuckerberg, para pontuar as comparações. Perguntado diretamente sobre a concorrência, Zuck foi preciso: “Muitos concorrentes estão trabalhando em videochamadas, mas ainda têm um longo caminho a percorrer para atrair os usuários para a mídia social. O Facebook não. Precisa apenas continuar investindo na sua evolução, adicionando recursos”. Uma alusão aos 750 milhões de usuários que acabam de ganhar novos recursos, contra milhares de usuários que ainda participam de uma experiência piloto…
Vá lá… O fato é que o recurso anunciado pelo Facebook em parceria com o Skype ainda necessita de ajustes.
Na prática, o Hangout e o chat de vídeo do Google+ já são produtos mais estáveis. Ambos têm funcionamento restrito a determinadas versões de sistemas operacionais. Ambos necessitam a instalação de plug-ins para funcionar. A instalação do Hangout parece mais rápida e suave. Não precisei instalar o plug-in do Hangout no PC do trabalho, rodando Windows 7, porque já uso nele chamadas de vídeo do Google Talk. Ele reconheceu configurações básicas da máquina e, em segundos, estava pronto para entrar em ação. O mesmo PC , no entando, que já tem o Skype instalado, solicitou o download e a instalação do plug-in do Skype para uso do recurso do Facebook. Demorou um pouco para baixar e instalar. Já no Mac, rodando Mac Os 10.6.8,  os dois solicitaram a instalação dos respectivos plug-ins. Nesse caso, a instalação do plu-in do Skype foi um pouco mais rápida e simples.
O produto da dupla Facebook/Skype leva vantagens nos videochats individuais, entre apenas duas pessoas. Conversas que no Google+ são realizadas via chat do Google Talk. Já o Hangout dá de mil nos chats de vídeo em grupo, como  videoconferências. No Facebook/Skype os grupos são restritos ao máximo de 10 participantes. E você precisa chamar cada um deles, individualmente, para ingressarem na sala aberta. Mark Zuckerberg prometeu mais novidades nos próximos dias. A expectativa é de que incluam mellhorias nos videochats em grupo.
Ah! Gostei da possibilidade de deixar uma mensagem em vídeo para amigos com quem gostaria de conversar, mas que estavam off line no momento, incluída pela dupla Facebook/Skype nos chats em vídeo do Facebook.
Também estou adorando a possibilidade de conversas de vídeo via Hangout a partir do Galaxy S, da Samsung, usando o aplicativo móvel do Google+. O Facebook ainda está devendo uma versão móvel para o seu videochat.


Fonte 2: IDGNOW

Abraços, 

Ricardo Aguero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Info Resgate Headline Animator