Nos acompanhe - Assine o nosso feed e a nossa newsletter

Gostou da INFORESGATE? Nos Acompanhe - Assine o nosso FEED RSS ou a nossa newsletter! E fique sempre informado! :)

Assinar o feed

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Crowdfunding, mas afinal, o que é isso?


Os sites de compra coletiva que pipocaram na mídia recentemente, está ajudando também a popularizar um novo conceito que está chegando "o CROWDFUNDING", nada mais é do que (de acordo com o site CrowdfundingBR) :

"...Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto..."

Isso seria algo como a famosa "vaquinha" de antigamente...rs...lembra quando você era pequeno e jogava bola com os amigos, derepente a bola furava, todos se juntavam para um objetivo em comum. Pegavam aquele "rico" dinheirinho de cada um que colaborava com o que podia naquele momento e compravam a bola de novo e, quando davam sorte e sobrava alguma coisa, gastavam com a "tubaína" pra galera...rs...

Pois é, já naquela época fazíamos o Crowdfounding mas com um nome menos charmoso, a nossa "vaquinha". Um dos fenômenos recentes da web está se utilizando do crowdfunding para lançar o seu primeiro CD onde a galera se cadastra e escolhe qual a música que querem ouvir e deixam uma contribuição para que a banda consiga o tão sonhado CD é "A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE". E o primeiro disco d’A Banda Mais Bonita da Cidade será produzido via financiamento colaborativo. Isso significa que você, eu e todos podem ajudar com uma quantia.




Há vários sites de crowdfunding surgindo para ajudar a mostrar o que o brasileiro sabe fazer melhor, usar a sua criatividade.

As vantagens do financiamento colaborativo em relação a outras formas tradicionais de financiamento são a agilidade, simplicidade, menor burocracia, baixo custo e risco, total autonomia e preservação de 100% dos direitos autorais (morais e patrimoniais). 

Além disso, ainda há a possibilidade de arrecadar fundos através do próprio público para o qual o projeto cultural ou criativo será direcionado, servindo como uma plataforma complementar de divulgação e fortalecendo a relação entre o criador do projeto e o público-alvo, o qual tem a oportunidade de se tornar parte do processo criativo. Também há muitas vantagens para quem deseja apenas testar a aceitação de um conceito, produto ou ideia.

O crowdfunding não é simplesmente um fenômeno, é também uma realidade que já tem sua viabilidade comprovada em diversos países. É fundamental que passemos a pensar sobre uma nova forma de consumo e financiamento para acompanharmos essa nova realidade.

Sites de Crowdfunding:

Kiva.org - Foi o primeiro site do mundo de microcrédito pessoa -para-pessoa (P2P), ele usa a internet para ligar pequenas empresas do terceiro mundo a investidores filantrópicos do primeiro. O Kiva.org usa a conectividade da internet para aproximar os mais necessitados daqueles que tem uma melhor condição financeira;

Kickstarter  - Foi um dos primeiros do gênero. De lá já saíram projetos como o da rede social Diaspora , o dispositivo para iPod TikTok/LunaTik, o do filme “Blue like jazz” e o documentário “The Pirate Bay – Away From Keyboard”, de Simon Klose;

Crowdfunding no Brasil:

Produrama - Com foco em projetos criativos e culturais;

Senso Incomum - Voltado para financiar ações sociais;

Fairplace - Diz respeito ao microcrédito;

Queremos - que atua exclusivamente no crowdfunding para realização de shows internacionais no Rio de Janeiro – RJ;

Catarse - uma plataforma segura e especializada em financiamento colaborativo (crowdfunding). Você escolhe a sua música preferida e o valor a ser apoiado. Cada valor dá direito a uma recompensa diferente. E você pode apoiar quantas vezes quiser, inclusive para várias músicas diferentes.

Para saber mais:

Como sempre um vídeo para melhor entendimento do assunto:

Abraços,

Ricardo Aguero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Info Resgate Headline Animator