Nos acompanhe - Assine o nosso feed e a nossa newsletter

Gostou da INFORESGATE? Nos Acompanhe - Assine o nosso FEED RSS ou a nossa newsletter! E fique sempre informado! :)

Assinar o feed

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Google Labs "Fechado"


Site de projetos experimentais será tirado do ar. Google quer programadores ‘focados em produtos’

O Google sempre se diferenciou de outras empresas por deixar que seus programadores dedicassem grande parte das suas horas não apenas os produtos principais, como o buscador ou o Gmail, mas com projetos pessoais.
Os resultados eram agrupados no Google Labs, o site da divisão de ideias experimentais da companhia. Lá iam parar ideias como a do Guru, o robô que responde perguntas no Gtalk, ou o Google Body, espécie de buscador do corpo humano.
  
A área reúne vários outros projetos interessantes e serviu de inspiração para o Gmail Labs, que fornece melhorias e produtos nichados para o serviço de e-mail. Portanto, foi com surpresa que todos receberam o post desta terça-feira no blog oficial do Google que anuncia o fechamento do Labs, justificado pelo Google como uma forma de tornar o trabalho dos programadores “mais focado em produtos”. O comunicado explica a decisão:
“Na última semana nós explicamos que a partir de agora priorizaríamos os nossos esforços nos produtos. Como parte desse preocesso, decidimos fechar o Google Labs. Aprendemos muito lançando protótipos no Labs, mas acreditamos que precisamos de mais foco se quisermos aproveitar as grandes oportunidades que virão”.
“Em vários casos, isso significará o fim do experimento do Labs. Em outros, poderemos notar a incorporação de produtos e tecnologias do Labs em outras áreas. E muitos dos produtos do Labs que são apps do Android continuarão disponíveis no Android Market”.
O site de tecnologia ZDNet observa que este é o sinal mais forte, até agora, de que a companhia está se concentrando em uma quantidade menor de projetos destinados “a criar os maiores benefícios financeiros”. Embora o Google Labs tenha gerado alguns projetos interessantes, como Google Body, Google Groups, Google Maps e Google Reader, a medida faz sentido no âmbito dos negócios.
O Mashable relembra a ideologia pregada pelo Google Labs durante anos: “um playground onde nossos usuários mais aventureiros podem brincar com protótipos de algumas das nossas ideias mais selvagens e loucas e oferecer um feedback diretamente para os engenheiros que as desenvolveram”.


Assinado por  Bill Coughran, vice-presidente de pesquisa e infraestrutura de sistemas do Google, o post informa que a medida quer tornar o trabalho dos programadores “mais focado em produtos”.O Google é famoso por permitir que seus funcionários gastem aproximadamente 20% do seu tempo em projetos que "não estão necessariamente em seus job description".
"Na última semana nós explicamos que a partir de agora priorizaríamos os nossos esforços nos produtos. Como parte desse preocesso, decidimos fechar o Google Labs. Aprendemos muito lançando protótipos no Labs, mas acreditamos que precisamos de mais foco se quisermos aproveitar as grandes oportunidades que virão”.
O Google Labs possui 56 produtos. Algumas experiências Labs serão incorporada em produtos do Google ou permanecer disponíveis como aplicativos para dispositivos rodando no software Android, de acordo com Coughran.
A empresa já postou centenas de experimentos no site, incluindo os hoje "promovidos" Google Reader, Google Groups, Google Maps e o iGoogle.


Abraços,

Ricardo Aguero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Info Resgate Headline Animator