Os navegadores evoluíram muito, mas uma das principais funções não precisou de grandes modificações para agradar aos usuários. Os “Favoritos” sempre foram úteis para quem visita um milhão de páginas, mas não tem tempo para visualizar tudo o que acessa — o que fez da funcionalidade uma das mais utilizadas.
Acontece que os favoritos ficam armazenados no disco rígido e se for necessário formatar o computador surge um problema para salvar as páginas favoritas.
Vou ensinar DUAS MANEIRAS de resolver e contornar essa situação, vou falar primeiro da "maneira difícil"...rs...
Com o Mozilla Firefox esse problema pode ser contornado facilmente, pois o aplicativo possui funções para gerenciamento dos favoritos.
Além de possibilitar salvar os favoritos em um arquivo HTML, o navegador permite fazer um arquivo de backup com toda a estrutura de pasta e páginas que estão na área de favoritos do browser. Vale frisar que ao criar/ ou restaurar um backup, o Firefox automaticamente apaga quaisquer favoritos que existam.
Favoritos salvos em poucos passos
1) Abra o menu “Favoritos” e então clique em “Organizar Favoritos”. A mesma janela pode ser aberta com o atalho “Ctrl + Shit + B”;
2) Pressione o botão “Importar e backup” e clique em “Backup”;
3) Digite um nome para o seu arquivo de backup e escolha um local apropriado para salvá-lo;
4) O arquivo será salvo no formato JSON, sendo possível utilizá-lo apenas no Firefox;
5) Depois de fazer o backup, você poderá restaurar os favoritos clicando em “Restaurar” e abrindo o item “Selecione o arquivo...”. Basta então abrir o arquivo que foi salvo previamente para que o Firefox carregue os antigos favoritos e
6) Na opção “Restaurar”existem outros backups que o Firefox realiza automaticamente, se preferir pode utilizar um deles para obter favoritos antigos.
Detalhe: se preferir, use a opção “Exportar HTML” para criar HTML que pode ser utilizado em outros navegadores.
Pronto! Seus favoritos já estão seguros, basta colocá-los em um pendrive para depois que formatar o computador poder restaurá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário