Nos acompanhe - Assine o nosso feed e a nossa newsletter

Gostou da INFORESGATE? Nos Acompanhe - Assine o nosso FEED RSS ou a nossa newsletter! E fique sempre informado! :)

Assinar o feed

terça-feira, 26 de abril de 2011

PRIVACIDADE - ISSO NÃO EXISTE MAIS SE VOCÊ USA UM CELULAR


Empresas de renome no mercado de celulares como APPLE, GOOGLE e MICROSOFT armazenam os dados de geolocalização, ou seja, eles sabem de todos os lugares por onde você anda, cada um a sua maneira mas todos armazenam os seus dados através do sistema de GPS nos celulares, mesmo com essa função desligada.


Na Apple, o iPHONE mapeia todos os locais por onde você passou e armazena a sua localização no mapa no dentro de um arquivo próprio do aparelho. Até aí tudo bem, as informações ficam no celular e tem que entender um pouco de tecnologia para acesso aos mesmos, um tanto complicado para um usuário comum, mas e quando conectamos o celular com o computados através do iTUNES os dados ficam disponíveis também. Se não bastasse, dois usuários que estão processando a APPLE nos Estados Unidos, e os responsáveis por essa descoberta, inventaram uma aplicação que usa os dados armazenados no arquivo do celular para te mostrar exatamente como em um mapa, todos os seus passos...Q LEGAL NÉ??? E agora, quem vai processar esses dois (para não falar outra coisa) "malucos".

Quem quiser se aventurar e saber por onde você tem andado um aplicativo que pode ser baixado e é capaz de encontrar e analisar o arquivo automaticamente, exibindo as informações resultantes num mapa.Cuidado para não deixar esse programa perto de suas respectivas esposas, namoradas...etc...rs...

No caso do do Google, segundo o site Geeky Gadgets, um porta-voz da empresa explicou que o Google monitora os movimentos de seus usuários apenas para fornecer serviços customizados como mapas e buscas, além de estudar o tráfego. "Todos os dados de localização que são enviados de volta para os servidores do Google são anônimos e não estão vinculados a um usuário específico", explicou o executivo.

Usuários de Android e iPhone que quiserem optar por não participar da coleta de dados devem desativar os serviços de localização em seus telefones. A desativação, no entanto, limita algumas funções dos celulares, como localizadores de estabelecimentos próximos.


Microsoft não podia ficar de fora...rs...Assim como a Apple e o Google, a Microsoft também pode estar armazenando dados sobre a localização física dos usuários do sistema operacional Windows Phone 7 (WP7), segundo uma reportagem publicada nesta terça-feira pelo Cnet.

Fabricantes como a Dell, HTC, LG, Nokia e Samsung supostamente transmitiriam dados como ID do aparelho, detalhes de redes Wi-Fi próximas ao smartphone e latitude e longitude exatas do usuário.

Apesar disso, a companhia afirmou que os dados de posicionamento não são armazenados diretamente no dispositvo, o que é diferente da prática da Apple, por exemplo. O Google, por sua vez, grava temporariamente a localização dos últimos lugares que os usuários do Android estiveram.

De acordo com a página da empresa, a localização de aparelhos com o WinPhone 7 é feita através da triangulação da área com torres de celular e pontos de Wi-Fi. Segundo a companhia, o sistema não utiliza o GPS do aparelho para evitar o consumo excessivo de energia da bateria.

Até o momento, a Microsoft não esclareceu por quanto tempo estes dados são mantidos e com que frequência essas informações são coletadas.

Na semana passada, os especialistas em segurança Alasdair Allan e Pete Warden revelaram pela primeira vez que aparelhos com o iOS estavam armazenando dados criptografados sobre o posicionamento de seus usuários. Desde então, debates sobre a privacidade de usuários surgiram na rede e agora incomodam a fabricantes de smartphones.

 Vou deixar um vídeo de como surgiu o celular, começou numa guerra..e está se tornando uma guerra de novo...rs
Abraços!!!

Ricardo Aguero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Info Resgate Headline Animator